Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
22/09/2011 |
Data da última atualização: |
24/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
GÂMBARO, B.; PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z. |
Afiliação: |
BRUNO GÂMBARO, FE/Unicamp; NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA, FE/Unicamp; TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA. |
Título: |
Organização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. |
Páginas: |
p. 1-15. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
ISSN: |
2175-4683 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A troca de informações e conhecimentos propulsionada pelos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) embasa mudanças culturais que impactam em todas as esferas da sociedade. Na educação as TIC favorecem a criação de espaços colaborativos de aprendizagem que privilegiam uma comunicação dinâmica e interativa entre os professores e os alunos. Este artigo, de caráter conceitual, parte da perspectiva educomunicativa para propor um modelo de organização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem no âmbito educacional. A adoção de um modelo que oriente a forma como os conteúdos devem estar dispostos contribuirá para tornar estes ambientes mais eficientes tanto no que se refere à dinâmica de apresentação e integração dos conteúdos quanto às interações pessoais que ocorrerão a partir deles e que são fundamentais para potencializar as aprendizagens. |
Palavras-Chave: |
Ambientes virtuais de aprendizagem; Espaços colaborativos; Organização pedagógica; Tecnologia da informação e comunicação. |
Thesaurus Nal: |
Information technology; Learning. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 01691nam a2200229 a 4500 001 1901233 005 2020-01-24 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2175-4683 100 1 $aGÂMBARO, B. 245 $aOrganização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom$c2011 300 $ap. 1-15.$c1 CD-ROM. 520 $aA troca de informações e conhecimentos propulsionada pelos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) embasa mudanças culturais que impactam em todas as esferas da sociedade. Na educação as TIC favorecem a criação de espaços colaborativos de aprendizagem que privilegiam uma comunicação dinâmica e interativa entre os professores e os alunos. Este artigo, de caráter conceitual, parte da perspectiva educomunicativa para propor um modelo de organização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem no âmbito educacional. A adoção de um modelo que oriente a forma como os conteúdos devem estar dispostos contribuirá para tornar estes ambientes mais eficientes tanto no que se refere à dinâmica de apresentação e integração dos conteúdos quanto às interações pessoais que ocorrerão a partir deles e que são fundamentais para potencializar as aprendizagens. 650 $aInformation technology 650 $aLearning 653 $aAmbientes virtuais de aprendizagem 653 $aEspaços colaborativos 653 $aOrganização pedagógica 653 $aTecnologia da informação e comunicação 700 1 $aPEREIRA, N. R. 700 1 $aTORRES, T. Z.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |